sábado, 2 de janeiro de 2016

RESENHA | O ALQUIMISTA

O Alquimista/ Paulo Coelho; Rio de Janeiro: Sextante, 2012. 176p 14x21cm.


Paulo Coelho nasceu em 1947, no Rio de Janeiro, trabalhou como diretor e ator de teatro, Jornalista e Compositor antes de se dedicar aos livros. Suas parcerias musicais com Raul Seixas resultaram em clássicos do Rock Brasileiro. Sua obra foi publicada em mais de 170 países e traduzida para 80 idiomas. Juntos seus livros já venderam 210 milhões em todo o mundo.

Eu sou um grande admirador do trabalho de Paulo Coelho, mas nunca tinha lido nada dele. Sempre namorava seus livros nas prateleiras das livrarias. Entretanto, não comprava. Até que me deparei com essa edição de Alquimista, automaticamente, comprei e comecei a ler no mesmo dia. Depois de finalizada a leitura tinha certeza de uma coisa, esse livro é transformador.

O Alquimista nos apresenta a história de Santiago, um pastor de ovelhas que tem como objetivo apenas viajar e pastorear com suas ovelhas até que numa noite ele entra em uma igreja abandonada para descansar com seus rebanho e eis que ele tem um sonho e neste é dito que um grande tesouro o espera nas pirâmides do Egito. Primeiramente, ele ignora e tenta seguir sua rotina normalmente até que encontra um velho rei, na cidade de Tarifa, o qual fala com ele e diz-lhe para seguir seu destino e Santiago vende tudo o que tem para ir a procura do seu tesouro.

A premissa da história é simplória, entretanto como disse acima transformadora, o enredo nos mostra grandes valores como sair da sua zona de conforto, da velha mesmice e seguir em busca de seus sonhos. Muitas vezes, me vir refletido na figura de Santiago, mesmo estando totalmente fora daquela ambientação. É delicioso acompanha a evolução dele e o quanto essa viagem o transforma de um simples pastor e um ser transcendental. 

O livro conversa com você de tal forma que quando você termina, fica meio que em um ócio filosófico, reflexivo, questionando sua lenda pessoal e a busca pelos seus sonhos. O livro é inspirador e sábio e tem um desfecho maravilhoso. Recomendo a todos esse livro, com certeza ele me fez um ser humano melhor, eu sinto que esse foi o momento certo para ler-lo. Sinto que o Santiago e eu compartilhamos das mesmas adversidades, das mesmas provações.

Alex Gilson,
Acadêmico de Jornalismo

Nenhum comentário:

Postar um comentário