terça-feira, 29 de dezembro de 2015

RESENHA | VOVÓ VIGARISTA

Vovó Vigarista /David Walliams; Ilustração: Tony Ross; Tradução: Edmundo Barreiros- 1. ed - Rio de Janeiro: Intrínseca, 2013. 240p. il; 21 cm.


David Walliams é ator, roteirista e autor premiado. Considerado um fenômeno da literatura do infanto juvenil na Inglaterra, recebeu em 2012 o National Book Awards de Melhor Livro Infantil, e suas obras já foram traduzidas para mais de vinte cinco idiomas. Vovó Vigarista é sua estreia no Brasil.

Vovó vigarista começa nos apresentando dois personagens Ben (Benny) e sua avó e o horror de passar suas sextas-feiras ao lado dela. Ben acha ela a avó mais chata do mundo, aquela típica vovozinha de histórias infantis: Só gosta de fazer palavras-cruzadas e comer sopa de reponho que tem cabelos brancos e usa dentadura. Entretanto em uma dessas visitas que tinha tudo para ser mais uma noite entediante, transforma-se completamente quando ele descobre que a velhinha esconde um grande segredo: ela, na verdade, é a 'gata negra', uma ladra de joias de fama internacional.

David tem uma escrita gostosa de ler, o livro conversa com o leitor e flui de maneira sutil e ainda há várias piadinhas e ilustrações que faz você rir. Confesso que o Ben me causou certo desconforto no começo por achar a avó chata e velha coisas típicas de netos, fiquei muito incomodado, creio que foi pelo fato de eu fazer o link com o conto 'Viagem a petrópolis' da Clarice Lispector (faz parta do livro 'A legião estrangeira') e via muito esse neto e sua família abandonando aquela pobre senhora.

Ben também é um garoto de onze anos, incompreendido pelos pais que sonham em ver-lo um grande dançarino profissional e estrelando em grande programas de Tv, enquanto ele apenas almeja ser um encanado, ele sente que os país são mais apaixonadas pela dança de salão e o Flavio (dançarino e apresentando do dancing with the stars).

O desenvolvimento da história flui e agora a pobre velhinha é uma ladra de joias internacional e ai Ben começa a enxergar a avó com outros olhos. Eles planejaram roubar as joias da coroa. Agora chegando próximo ao desfecho da história acontece algo surpreendente, um plot twist inacreditável que me deixou boquiaberto e foi um dos desfechos me deixou puramente tocado, não ficava assim desde 'o extraordinário', eu que antes fiquei com receios por fazer a analogia à Lispector. Agora estava maravilhado, super índico esse livro, não somente para seu público que é o infanto juvenil, mas para todas as idades, este livro é um ensinamento e te mostra valores que cada um deveria ter consigo e principalmente nos ensina a respeitar a melhor idade. 

Você verá a Rainha de um jeito que nunca viu, afinal ela também é uma vovó vigarista!

Alex Gilson Nascimento da Costa,
Acadêmico de Jornalismo

*Plot twist: é uma mudança radical na direção esperada ou prevista da narrativa de um romance, filme, série de televisão, quadrinho, jogo eletrônico ou outra obra narrativa.






Nenhum comentário:

Postar um comentário