segunda-feira, 14 de setembro de 2015

A vingança da Maré #Resenha

Vingança da Maré/Haynes, Elizabeth; tradução: Mauro Pinho. - 1 ed.- Rio de Janeiro: Intrínseca, 2013. 288p; 23 cm.

Elizabeth Haynes foi criada em Sussex, na Inglaterra. Trabalha como consultora para o serviço de informações confidenciais da polícia e vive em Kent com o marido e o filho. Vingança da Maré é seu segundo livro.

Confesso que quando li a sinopse pensei que seria mais livro cheio de clichês e um enredo previsível, entretanto Elizabeth consegue nos mostrar um intenso thriller psicológico com pitadas de suspense e mistério.

O livro é narrado em primeira pessoa, onde nos é apresentada Genevieve uma bem sucedida executiva que tem um grande sonho, morar em um barco. Para realizar esse sonho, depois do seu serviço diurno ela começa a trabalhar como dançarina em uma boate, eis que ela consegue comprar o tão sonhado barco e decidi comemorar com uma festa de inauguração, mas um corpo encontrado próximo de seu barco vai torna seu sonho em pesadelo. O enredo faz retomadas entre o presente e o passado como se fosse ‘flashback’. Ainda nos apresenta um lado obscuro como assédio sexual, drogas, tentativa de estupro, etc. 

Um ponto forte no livro de Haynes é a maneira como ela conseguiu explorar o feminismo, Genevieve nos encanta simplesmente por fugir dos padrões da mocinha indefesa e sofredora. Ela é decidida, determinada e muito focada. Além das críticas apresentadas na falta de igualdade entre homens e mulheres no mercado de trabalho.

O dinamismo e a escrita de Haynes te prende e faz querer você  devorar cada página, ela é bem contudente com a realidade e as tensões ocorridas do livro são realmente humanizadas, reais. Você imagina realmente que aquele fato está acontecendo. O final do livro foi simples, mas aceitável. Afinal, nem tudo se resume a um grande clímax. 

Alex Gilson,
Acadêmico de Jornalismo




2 comentários:

  1. Amei a resenha! Me interessei pelo livro... Nunca tinha ouvido falar por isso amei a ideia, super diferente.
    Parabéns pelo blog.
    Meu blog é de textos que elaboro, te convido a conhecer:
    www.pensapequena.com
    beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Emanuelly. Passei lá pelo seu blog sim, parabéns pelo seu trabalho está demais. Incrível :D

      Excluir