sábado, 23 de maio de 2015

cenas de sexo em livros jovem adulto, pode ou não pode? Eis a questão.


Você leitor de livros jovens adultos, ou simplesmente, infanto-juvenil já deve ter se deparado em algum momento com cenas muy calientes de sexo explicito, tido como 'tabu' talvez seja assumir um moralismo que certamente não combina com o pensamento de milhares de jovens devoradores de um tipo de livro que não para de chegar ao mercado.

 Por outro lado, não pensar em “tabu” é ignorar que há uma mudança na literatura juvenil, com a publicação de obras que tratam diretamente de sexualidade e trazem detalhadas descrições de relações sexuais entre adolescentes. Algo raríssimo ou impensável há uma década.

 O nível de citação pode começar por uma inocente cena de perda de virgindade num quarto escuro, mas pode chegar até a trechos como “eu simplesmente não estava pronta para colocar o pau dele na minha boca”. O que levantou uma série de discussões entre autores e educadores.

  Alguns educadores se preocupam com a maneira como determinadas situações são apresentadas para os jovens e com suas consequências. destaca ainda que hoje, crianças de 2 anos já conseguem usar tablets com desenvoltura e podem ter acesso a um conteúdo inapropriado se não houver supervisão dos pais. Se crianças fazem isso, um adolescente, portanto, teria um universo infinito de possibilidades à sua disposição.

   Entretanto autores defendem a liberdade da escrita e como a sexualidade é um passo para o amadurecimento dos jovens, inclusive como a literatura juvenil tem quebrado paradigmas o suficiente para permitir que os autores reflitam a realidade da vida dos adolescentes.

    A respeito do assunto, considero um acerto dos autores em colocar cenas sexuais nos livros jovens adultos, pelo simples fato que adolescentes começam a ter relações sexuais nesse período, a mente adolescente é cheia de indagações e perguntas que muitas vezes não são respondidas e ler sobre um personagem e ver-se refletido com ele é uma maneira instrutiva de o jovem ter sua resposta, entretanto a exploração da sexualidade como 'venda' e 'mercado' não concordo. Contudo é um grande avanço e acerto, os autores de 'jovem adulto' retratam a realidade de seus leitores e essa é a realidade dessa geração, mas pondero que os 'jovens' devem ler aquilo que encaixe com sua idade para não haver confusões mentais.


Nenhum comentário:

Postar um comentário