sábado, 21 de novembro de 2015

JOGOS VORAZES: A ESPERANÇA (O FILME É MELHOR QUE O LIVRO).


Jogos Vorazes: A esperança- O final.

Lançamento: 16 de novembro; dirigido por: Francis Lawrence; Gênero: Aventura, Ficção Cientifica, guerra.

Sinopse: Ainda se recuperando do choque de ver Peeta (Josh Hutcherson) contra si, Katniss Everdeen (Jennifer Lawrence) é enviada ao Distrito 2 pela presidente Coin (Julianne Moore). Lá ela ajuda a convencer os moradores locais a se rebelarem contra a Capital. Com todos os distritos unidos, tem início o ataque decisivo contra o presidente Snow (Donald Sutherland). Só que Katniss tem seus próprios planos para o combate e, para levá-los adiante, precisa da ajuda de Gale (Liam Hemsworth), Finnick (Sam Claflin), Cressida (Natalie Dormer), Pollux (Elder Henson) e do próprio Peeta, enviado para compôr sua equipe.

Jogos Vorazes foi baseado no livro de Suzana Collins que segundo ela é como uma cocha feita com vários retalhos, misturando várias referencias. Teve inspiração com base no mito Teseu e o Minotauro. Além da clara alusão aos 24 tributos indo para a arena, uma punição para os distritos..., de acordo com a própria Suzanne, a protagonista da série, Katniss, é como um Teseu futurista, mas não termina aí, Suzanne Collins também encontrou bases na Roma Antiga. 

Preste atenção em alguns trechos retirados do Wikipédia sobre gladiadores (escravos obrigados a lutar): "eles se enfrentavam para entreter o público", "só terminava quando um deles morria" e "faziam parte da política pão e circo". E, para quem não sabe, foi da política do pão e circo que surgiu o nome do "país" onde tudo acontece, Panem. "Pão e circo" vem do latim "panem et circenses"* (ou "panis et circenses").

Dentre os filmes adaptados a esperança é o melhor, sei que ele não tem muita ação e muitos vão discorda e dizer que o 'em chamas' foi melhor, mas digo por que o esperança cativou-me. Pelo seguinte fato que ele supriu minhas frustrações sobre o livro e conseguiu consertar algumas coisas que ficaram fora do lugar. O livro é arrastado e o filme foi mais dinâmico, alias o filme foi demasiadamente fiel ao livro, mas o rumo como o diretor conduziu a história foi incrível. 

Um ponto negativo foi a divisão em duas partes, creio que apenas um filme teria sido suficiente para fechar o ciclo, essa parte 2 foi a parte mais arrastada e anti-clímax do livro, mas o filme consegue te prender e eu jamais pensaria que um filme consegui-se ser melhor que o livro. Creio que os atores, roteiristas e o diretor foram a chave para esse grande sucesso.

Bonus: Adiciona no snapchat: aleexgilson ! lá tem flashes do filme, claro. Sem spoilers.

Nenhum comentário:

Postar um comentário